domingo, 21 de dezembro de 2008

Nova lei pode obrigar Apple a modificar aparelhos

Revista Mac+, Yahoo

União Européia estuda norma para facilitar a troca de baterias

Uma nova lei, que é estudada pela União Européia, pode trazer problemas à Apple, empresa desenvolvedora de aparelhos como iPhone e iPod.

De acordo com o site Register Hardware, as novas regras devem proibir o uso de baterias integradas e promover, em vez disso, baterias que possam ser facilmente removidas por qualquer usuário.

O objetivo da União Européia com essas diretivas é limitar as substâncias perigosas, como é o caso do mercúrio, do cádmio e do cromo hexavalente, todos presentes em equipamentos eletrônicos tradicionais. A lei também quer tornar a substituição e eliminação das baterias algo mais seguro e prático, facilitando esses procedimentos para os usuários.

Segundo os termos da diretiva, até 2012, 25% das baterias portáteis – incluindo as de celulares, laptops e de carros – usadas anualmente em cada Estado-membro devem ser recicladas, e em 2016, esse percentual deve aumentar para 45 %.

Dessa forma, a Apple precisaria modificar seu atual design para atender às exigências da UE. Entretanto, como destaca o site Apple Insider, é muito improvável que a empresa modifique seus gadgets apenas para vender apenas no mercado europeu, de modo que uma reestruturação completa é esperada para o design dos seus produtos, para que continuem com o mesmo padrão em qualquer país.

As diretivas ainda não foram sancionadas e podem sofrer alterações, mas a Apple já possui um programa de reciclagem de iPods e é provável que se adapte às normas futuramente estabelecidas.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger