domingo, 21 de dezembro de 2008

Robô cirúrgico auxilia operação cardíaca

Yahoo

Cientistas da Universidade de Harvard e do Hospital das Crianças de Boston trabalharam na construção de um dispositivo robótico que permite a execução de cirurgias cardíacas com o coração funcionando normalmente.

Anteriormente, as cirurgias só poderiam ser efetuadas com a pausa do movimento natural do órgão, mantendo o paciente vivo por meio de um aparelho de circulação extracorpórea - com risco de complicações graves. Parar o coração não será mais necessário a partir da utilização do novo recurso desenvolvido pelos pesquisadores.

De acordo com o Technology Review, o dispositivo robótico captura imagens ultrasom em 3D que servem para detectar e prever o movimento do órgão. Com as imagens, o aparelho compensa a pulsação natural e involuntário do coração e do instrumento cirúrgico, para que, dessa forma, os cirurgiões possam realizar o procedimento em uma válvula ainda em funcionamento.

O uso da ferramenta deve acelerar o processo de recuperação dos pacientes. De modo geral, pode demorar até três meses até que um paciente se recupere de um procedimento cirúrgico cardiovascular comum. Se o coração não tiver de parar, haverá menos traumas e, conseqüentemente, o tempo de recuperação será reduzido de forma significativa.

"Sabemos como reparar válvulas. Mas o que os pacientes e os médicos desejam é uma recuperação mais rápida" afirma Marc Gillinov, um cirurgião cardíaco da Clínica de Cleveland.

A cirurgia com o dispositivo robótico foi realizada, como teste, em um porco. O vídeo pode ser assistido em tinyurl.com/5qyq8b.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger